A literatura contemporânea é toda aquela produzida a partir do século XX até os dias de hoje. Vivemos uma era rica de produções, e aqui no Brasil, muitas mulheres têm se destacado com publicações fortes, impactantes e de temas importantíssimos a serem pensados e debatidos socialmente. A seguir, escolhemos três delas para indicar a vocês:
Eliana Alvez Cruz

Eliana é carioca, roteirista e jornalista. Como escritora, já participou de antologias, escreveu um livro de contos e produziu 4 romances publicados entre 2016 e 2022, e se destaca como importante revelação da literatura afrobrasileira contemporânea. Ganhadora do Prêmio Jabuti de contos 2022, a autora faz um resgate da memória e cultura negra e aborda temas como escravidão e consciência social.
Comece lendo por Solitária, que tece a história de duas mulheres negras, mãe e filha, que trabalham em um condomínio de luxo brasileiro. Eliana remexe o trabalho doméstico e a visão escravocrata ainda tão presente na sociedade.
Fabiane Guimarães

Filha de comerciantes, Fabiane Guimarães nasceu no interior de Goiás. Tem 32 anos, é jornalista, escritora e mãe. Atualmente mora em Brasília, com o marido e sua filha recém-nascida. Como escritora, tem vários contos publicados e alguns prêmios literários. Possui dois romances publicados pela Alfarraba, selo da Companhia das Letras. Em suas produções, escreve diferentes tipos de realidade brasileira e leva o leitor a reflexões.
Comece lendo por Apague a luz se for chorar, primeiro livro de Fabiane. Nesse suspense de estreia, finalista do Prêmio São Paulo de literatura e do Prêmio Candango de literatura, a escritora constrói duas narrativas que se entrelaçam para compor um retrato do interior do Brasil e dos dramas familiares.
Helena Cunha

Helena tem 33 anos, é ilustradora e quadrinista. É autora de HQs e aborda temas como descoberta da sexualidade, autoaceitação e os desafios enfrentados socialmente pelas pessoas LGBTQIA+. Tudo isso em forma de histórias leves e humoradas, repletas de ilustrações coloridas e enredos divertidos.
Comece lendo por Boa Sorte, quadrinho publicado pela editora nVersos. A história acompanha Julieta, uma adolescente que tenta lidar com as descobertas de sua própria sexualidade e com a perda da irmã, que tirou a própria vida. O livro fala sobre o luto, as incertezas da adolescência e o amadurecimento de uma forma emocionante e capaz de trazer a sensação de quentinho no coração.